Após encerrar a sessão, os professores interditaram a rua do Cruzeiro (Foto: Flávio Pinto) |
O vereador Danty Benedito (PMN), presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, deu por encerrada a sessão ordinária desta quinta-feira (12), após tentativa de invasão ao plenário por professores da rede municipal de ensino inconformados com o reajuste salarial de 6,5% concedido pelo prefeito Raimundo Macedo (PMDB) e aprovado semana passada na câmara municipal. A categoria reivindica aumento de acordo com o reajuste dado ao piso nacional, que foi de 13,01%. Alegando falta de segurança, Danty encerrou a sessão e recebeu o apoio de todos os parlamentares.
A sessão desta quinta-feira foi aberta com os vereadores adiando para a próxima semana, após o Carnaval, a votação do veto do prefeito Raimundo Macedo à emenda do vereador Tarso Magno (PR), que diminuía de R$ 630,00 para R$ 74,00 o valor da taxa de alvará para os mototaxista. Antes do início da sessão, os vereadores questionaram a redação da emenda e ficaram de consultar a assessoria jurídica da casa antes de colocar o veto em votação.
No final da tarde, os professores que estavam em passeata pelo Centro da cidade decidiram ir até a câmara, onde fariam protesto pelo aumento aprovado, mas acabaram sendo impedido pelos guardas municipais que faziam a segurança do plenário, pois o número de assentos já estava preenchido. Em meio a gritos e apitos, o presidente Danty Benedito decretou o encerramento dos trabalhos.
"No início desse período legislativo foi baixada portaria que limita o número de assentos disponíveis nas sessões da câmara. Isso se fez necessário porque as manifestações maculavam a imagem do poder legislativo e dificultava a compreensão das mensagens e projetos em votação. Hoje para garantir a integridade física de todos aqui presentes, tive de tomar de encerrar os trabalhos", explicou o presidente acrescentando que a sessão será retomada após o carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário