O Curso de Medicina para o Crato voltou a ser tema de debate em virtude de informações cedidas à imprensa de pretensos cursos que seriam criados em outras cinco cidades do Estado do Ceará, com exclusão da cidade cretense. A ex-secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, que integrou a Comissão para elaboração do projeto para a Faculdade de Medicina do Crato, chegou a destacar ontem, em programa radiofônico, que o município cratense atendeu todos os prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação – MEC e inclusive deu suporte necessário para a equipe do Ministério que esteve no Crato, para visitas técnicas.
Portanto, em nenhum momento foi descartada a criação do Curso no Município. Um dos deputados que saiu em defesa foi parlamentar federal, José Guimarães, líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados. Ele disse que irá mobilizar o que for necessário para a vinda do curso para a cidade. Ainda ressaltou que o Crato está apto para receber a faculdade de Medicina.
Para o deputado, que estará na cidade nesta quinta-feira, este projeto tem sido uma prioridade e, em nenhum momento, o Crato foi descartado. Muito pelo contrário, já é quase garantida a instalação do curso na cidade. Em setembro do ano passado, o Ministério da Educação divulgou uma lista de 39 municípios selecionados para receber cursos de Medicina, com população de 70 mil habitantes ou mais, que não disponham de curso superior para a formação de médicos.
Dentro da perspectiva do Ministério da Educação, a ideia é continuar o processo para implantação do curso, tendo em vista o amplo interesse público. Além disso, há a meta de se criar nos próximos quatro anos um hospital universitário no Crato. Segundo nota do Ministério da Educação veiculada pela imprensa, nos próximos meses deve ser aberto um novo edital para que municípios interessados em receber novos cursos de medicina se inscrevam. A expectativa é de que as cidades do Ceará sejam contempladas.
Iniciada programação para debater avanços nos direitos da mulher cratense
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense iniciou, nesta quarta-feira, a programação alusiva ao mês da Mulher. Os eventos começaram pela manhã, com o Seminário de Abertura do Mês alusivo à Luta de Mulheres, que tem como tema “A força do Cariri no Avanço dos Direitos da Mulher”. Com a presença de diversas representantes de instituições, o seminário foi aberto no auditório do SESC Crato, e prosseguiu das 8 às 16 horas. Serão 25 dias de atividades, incluindo o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O evento tem o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato.
Temas como violência contra a mulher, preconceito, mercado de trabalho, tráfico de mulheres, entre outras questões, serão abordadas pelas palestrantes. O credenciamento para o evento começou logo cedo. Este ano será realizada no Crato a I Marcha de Mulheres Negras do Cariri, no dia 25 de novembro, dia da Abolição da Escravatura no Ceará, no intuito de chamar a atenção para questões voltadas ao racismo e inserção da mulher no mercado de trabalho.
A secretária do Desenvolvimento Social, Elisângela Rodrigues, esteve participando da abertura dos trabalhos, destacando a importância da luta das mulheres e o quanto ainda há a se conquistar. Ainda ressaltou, para isso, o importante papel das instituições, além das lutas sociais.
A secretária ainda afirmou que a sua pasta vem dando apoio aos registros relacionados às mulheres, nos Centros de Referência em Assistência Social (Creas), o que não vinha sendo feito em 2013. “Os números cresceram de forma assustadora, com casos referenciados para implementação de Políticas”, disse ela. A secretária frisou que o encontro é, acima de tudo, pelo reconhecimento da mulher na sociedade.
Crato inaugura Centro de Referência da Mulher próximo dia 9
Com uma equipe multidisciplinar, incluindo assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, entre outros profissionais, será inaugurada dentro de um momento simbólico relacionado ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência da Mulher de Crato. A solenidade de inauguração da entidade acontece no próximo dia 9, data posterior ao Dia Internacional da Mulher, no domingo, dia 8, a partir das 17 horas da segunda-feira. O CRM será na rua Padre Ibiapina, nº 245, no bairro Pinto Madeira.
O órgão que irá dar suporte essencial para o atendimento à mulher, faz parte de uma reivindicação antiga das mulheres do Município, implementando às políticas públicas de atendimento, dentro de uma rede que está principalmente voltada ao apoio e combate aos crimes contra à mulher.
A Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elisângela Rodrigues, afirma que este equipamento será voltado para atendimento, apoio e orientação da mulher vítima de violência.
V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será nesta quinta-feira
Tem início a partir das 7h30 desta quinta-feira, no auditório do SEST/SENAT, em Crato, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo do encontro é debater a implantação da Política e do Plano dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, a partir do fortalecimento do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elisângela Rodrigues, juntamente com o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, convida a sociedade cratense a participar desse importante evento, voltado para a temática.
Secretaria de Obras Públicas inicia recuperação do revestimento asfáltico em ruas do Crato
A Secretaria de Obras Púbicas inicia nesta quarta-feira, 04 de março, os serviços de Engenharia para Recuperação do Revestimento Asfáltico em Ruas e Avenidas da Área Urbana do Crato, com a operação tapa-buracos. Os serviços serão realizados pela Coral Construtora Rodovalho Alencar Ltda, conforme contrato nº 201407.29.6, referente à concorrência nº 2014.05.13.2, com lote no valor de R$ 708.726,49 (setecentos e oito mil, setecentos e vinte e seis reais e quarenta e nove centavos).
As ruas e avenidas contempladas com estes serviços serão: Avenida Padre Cícero, Avenida Perimetral Dom Francisco, Avenida Maildes de Siqueira, Rua Coronel Luiz Teixeira e Praças do Pimenta, Rua Nossa Senhora de Fátima, Avenida José Alves de Figueiredo (sentido Pimenta-Centro, até a Prefeitura), Avenida Desembargador Edmilsom da Cruz Neves, Rua dos Cariris, Rua José Carvalho, Avenida Teodorico Teles, Rua André Cartaxo, Rua Cícero Araripe, Rua Vicente Leite, Rua Almirante Alexandrino , Rua Monsenhor Pedro Rocha, Rua Senador Pompeu, Rua Bárbara de Alencar, Rua Ratisbona e Rua Monsenhor Esmeraldo.
Os serviços fazem parte da política de conservação e manutenção da malha asfáltica da cidade e objetiva proporcionar mais segurança, conforto e qualidade de vida aos cratenses.
Prefeitura do Crato faz projeto para construir unidade de acolhimento para usuários de drogas
A Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal da Cidade já iniciou a elaboração do projeto de construção de uma unidade de acolhimento para usuários de drogas no Crato.
O equipamento é fruto de uma parceria da Prefeitura do Crato com o Governo Federal e será instalado no Conjunto Conviver, numa área total de 1.763 meros quadrados com 350 metros quadrados de área construída.
O equipamento terá espaços para o atendimento de pessoas, refeitório, banheiros, consultórios, quartos e uma área verde para convivência .
Tão logo a Secretaria de Cidade conclua o projeto, será feita a cotação de preços e o processo licitatório para construção da unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pela Unidade de Acolhimento para Usuários de drogas.
Escolas do Crato reiniciam as atividade do Mais Cultura
Escolas da rede municipal do Crato retomam as atividades do Programa Mais Cultura do Governo Federal. O Programa visa possibilitar o acesso da comunidade a produção da diversidade artística e cultural. As escolas fizeram parcerias com agentes culturais para terem seus projetos aprovados.
O Programa vem sendo desenvolvido desde 2014 e possibilitando o pagamento de artistas do Crato em atividades nas escolas é fruto de uma parceria da prefeitura com o Governo Federal.
No Crato, 10 escolas da rede municipal desenvolvem o Mais Cultura, com atividades que envolvem teatro, dança, tecnologias e novas mídias, artes visuais, circo, tradição, musica e meio ambiente.
As escolas aguardam o pagamento da segunda parcela do Programa para cumprir o prazo previsto para realização do Programa em cada escola que são de seis meses.
EEIEF Professor Jose Bizerra de Brito
EEIEF Maria Yara de Brito Gonçalves – CAIC
EEIEF 18 de Maio
EEIEF Dom Vicente de Paulo Araújo Matos
EEIEF Prof. José do Vale Arraes Feitosa
EEIEF Joao Leandro Correia
EEIEF Cel Filemon Fernandes Teles
EEIEF São Francisco
EEIEF Rotary
Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti
Nenhum comentário:
Postar um comentário