A Secretaria Municipal do Trabalho e
Desenvolvimento Social do Crato informa que os cursos oferecidos através do
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, ainda não
começaram.
Em nota, o Ministério da Educação informou que o
cronograma da Fase I da Pactuação 2015.1, seria adiado até a votação da Lei
Orçamentária Anual (LOA) 2015.
A lei já foi votada há cerca de três semanas, mas
os recursos destinados as capacitações do PRONATEC ainda não foram liberados e
a União ainda não se pronunciou sobre o processo.
Tão logo o Governo Federal resolva a situação o
PRONATEC iniciará as aulas dentro dos padrões exigidos pelo programa, um dos
mais importantes do Brasil gerando cidadania e atendo centenas de cratenses.
AÇÃO SOCIAL DO CRATO REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PLANEJAR AÇÕES DO SERVIÇO DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, realiza nesta sexta feira, 10, das 8h às 16h30min na sede da OAB Crato, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, a I Formação Continuada, com o tema “Onde há dedicação, há conquista”.
Em linha ao que rege a política de assistência, o trabalho social, bem como os níveis de idade ao que os grupos atendem, requer um olhar minucioso ao que se refere à formação de cidadãos, portanto, o objetivo do evento é fortalecer o vínculo necessário à interação do conhecimento dessas habilidades, onde o planejamento se concretiza em áreas e resultados, mediante ao que cada instrutor se propõe dentro das dificuldades do dia a dia na qualidade do serviço. A ideia é orientar e capacitar os instrutores, favorecendo a condição de trabalho.
Entre as atividades trabalhadas nos grupos formados pelo SCFV estão, dança, artes, recreação, jogos, esporte, teatro e música. O SCFV funciona para grupos distintos e com suas especialidades, atendendo a faixas etárias diferentes seguidas de acompanhamento dos técnicos em suporte e orientação às famílias e ao público atendido pelo CRAS.
Estarão participando da Formação, a Secretária da pasta, Elisangela Rodrigues, a Secretária Adjunta Ana Lúcia Gomes, o diretor da Proteção Básica Eugênio Silva, a coordenadora do SCFV Aline Silva, a coordenadora pedagógica do S.C.F.V Elisangela Nepomuceno, técnicos, monitores e coordenadores dos CRAS.
A programação conta com palestras, dinâmicas, oficinas e planejamentos por áreas.
COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL DO CRATO ESCLARECE A RESPEITO DO PAGAMENTO DA BOLSA DO PROGRAMA MULHERES DA PAZ
O comandante da Guarda Municipal do Crato, Marcio Bento, esclarece as pessoas que fazem parte do Programa Federal MULHERES DA PAZ, que o atraso no pagamento da bolsa, não é por conta do município, e sim, do Governo Federal que não fez o repasse dos valores referentes ao pagamento da bolsa aos usuários e participantes do programa.
Márcio Bento esclarece que “o município do Crato foi a primeira cidade do Nordeste a ser selecionada para o programa, e que a parceria do município com o Governo Federal, estabelece que cabe ao município fornecer os locais do curso e os profissionais que irão realizar a qualificação.
Já ao Governo Federal cabe o pagamento das bolsas e fornecer as estruturas”(material de apoio, viatura, material didático)”.
Ele também esclarece que “o pagamento do Governo Federal é realizado de acordo com os módulos de estudo, e não de acordo com os meses de participação.”
Segundo o comandante da Guarda Municipal do Crato a cada módulo realizado, o comando manda a avaliação do módulo para o Governo Federal, e cabe ao mesmo, realizar o pagamento da bolsa, que não passa pelo município, e sim, cai direto na conta de cada participante, na Caixa Econômica Federal.
Para ter direito ao benefício, o participante tem que ter frequência mínima de 75% e realizar as 12 visitas e relatórios exigidos pelo programa.
Com relação ao atraso nos pagamentos, o Márcio explica que já foram realizados 5 módulos, e que o governo federal já realizou o pagamento de três módulos, ou seja, estão em atraso somente dois módulos, e que a avaliação desses dois, já foram encaminhados a Brasília, que foi enviado no dia 11 de fevereiro de 2015, e a resposta recebida do Governo Federal, é que o programa está passando por ajustes, e que por conta disso, está ocorrendo os atrasos, sem previsão de voltar a normalidade.
O município do Crato está cumprindo rigorosamente em dias os seus relatórios, e que o problema no atraso é um problema do Ministério da Justiça, responsável programa MULHERES DA PAZ.
Em nota enviada ao município do Crato pelo Ministério da Justiça, e assinada por Priscila Oliveira, coordenadora Nacional dos Projetos Mulheres da Paz & Protejo, diz que “já faz algum tempo que o sistema de processamento de informações para pagamento – SIMPAZ e SISPROTEJO vem apresentado erros, impedindo a transferência de recursos para a Caixa Econômica Federal e, assim, gerando atraso no repasse dos benefícios. Em relação aos benefícios em atraso do Protejo MULHERES DA PAZ, o Ministério da Justiça em parceria com a Caixa Econômica Federal, substituirá a forma de pagamento para que seja possível pagar todas as parcelas em atraso de uma única vez. Neste momento está sendo elaborado um novo contrato para este serviço e tão logo seja resolvido, as orientações serão repassadas aos gestores locais” , diz nota do Ministério da Justiça assinada por Priscilla Oliveira.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, o programa Mulheres da Paz em Crato, conta com a participação de 50 mulheres, sendo que no momento apenas 5 participam ativamente. Márcio informa ainda, que na cidade do Crato ainda não se iniciou o projeto Protejo justamente por conta do sistema do Ministério da Justiça e que tão logo seja resolvido, esse programa terá inicio na cidade.
DEMUTRAN INFORMA A POPULAÇÃO A RESPEITO DO SEMÁFORO QUE FOI DESTRUÍDO NO CENTRO DA CIDADE.
Na ultima terça feira, dia 03 de março de 2015, um acidente envolvendo um caminhão e o semáforo do cruzamento das ruas Monsenhor Esmeraldo com Tristão Gonçalves, destruiu o semáforo. O caminhão era alto demais e ao passar no cruzamento destruiu o semáforo e a barra de sustentação. Desde então o Demutran colocou placas de parada obrigatória para quem transita na rua Tristão Gonçalves, dando a preferencia a quem transita na rua Monsenhor Esmeraldo.
O motorista do caminhão foi devidamente identificado e irá pagar o conserto do semáforo, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro Lei 9.503/97 em seu artigo 231 que diz que “danificando a via, suas instalações e equipamentos, constituindo até em infração gravíssima e 7 pontos na habilitação”.
O Demutran informa a sociedade cratense, que nesta quinta-feira, 9, o semáforo estará em pleno funcionamento, e que até essa data, os condutores devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade pra evitar acidentes e principalmente a noite, obedecer a placa de parada obrigatória para quem transita pela rua Tritão Goncalves.
MUDANÇAS NO SECRETARIADO MUNICIPAL DO CRATO
O vereador Luís Carlos Saraiva tomou posse ontem, 8, como novo secretário de Planejamento do Governo Municipal do Crato, substituindo Carlos Maia.
Já na Secretaria de Educação toma posse Ronaldo Bacurau, no lugar de Robério Alves, que agora assumiu mandato na Câmara Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário