USUARIOS ON LINE


Contador de usuários online

CRATO EM AÇÃO

quarta-feira, 11 de março de 2015

Secretaria de Educação do Crato abre inscrições para Projovem Urbano
A Secretaria de Educação do Crato continua realizando inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano que atende jovens com idade entre 18 e 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. O programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Crato, além de elevar a escolaridade de jovens possibilita o aprendizado de uma profissão a partir da qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho da cidade.
O curso tem início no dia 23 de março e funcionará na Escola São Francisco, no turno noturno, durante 18 meses. Os alunos que frequentarem regularmente as aulas receberão mensalmente um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00. Para melhor atender os alunos, será oferecida uma sala de acolhimento para crianças de 0 a 8 anos que acompanharem os pais.
As matrículas podem ser feitas na Secretaria de Educação e na Escola São Francisco, próxima ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Os documentos necessários são: Xerox da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.  
Saúde do Crato intensifica combate a dengue e leishmaniose 

A Secretaria de Saúde do Crato tem desenvolvido um trabalho de prevenção, conscientização e combate a dengue e leishmaniose . Diversos setores da Saúde municipal estão trabalhando ativamente para que sejam minimizadas as ocorrências nesse sentido.

Nesse pressuposto, estiveram na sede da Secretaria, profissionais da Mobilização Social, Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde, Centro de Zoonoses, Coordenação de Endemias, Vigilância Sanitária, Atenção Básica e Secretaria de Meio Ambiente onde foi realizada primeira reunião intersetorial para a criação de um comitê Municipal de doenças endêmicas.

De acordo com a Coordenadora da Mobilização Social, Iracema Mariano esse encontro  tem o intuito primordial de unir forças na preparação para casos mais urgentes se necessário “Estamos nos preparando para que nossa cidade não tenha problemas endêmicos,  contudo, a população precisa estar informada para auxiliar o poder público nas ações preventivas e de combate a doenças”  explica.

O Secretário de Saúde Lucimilton Macêdo  enaltece a importância da união dos setores da saúde em prol  de ações cada vez mais efetivas no que diz respeito a minimização de endemias e diz: “Faremos encontros constantes para sensibilização os profissionais, oficinas educativas nas áreas da Estratégia de Saúde da Família e futuramente será criado um comitê” 

Ações contínuas

A Saúde tem desenvolvido várias atividades de combate à dengue e leishmaniose . Ações como distribuição de material educativo, sensibilização da população, fiscalização em imóveis desabitados, orientação nos bairros, campanhas socioeducativas dentre outras estão acontecendo constantemente. As ações têm como objetivo mobilizar mudanças na rotina e também motivar a população a colocar em prática as ações diárias de prevenção e combate à dengue e leishmaniose , que são realizadas durante todo o ano. 

A Coordenação de Endemias, a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Zoonoses desenvolvem ações diárias, que incluem visitas in loco, coleta de sangue para sorologia, administração de armadilhas para o mosquito e borrifação.

O trabalho dos agentes de saúde é mais do que informar a população sobre a dengue, mas também é buscar incessantemente por todos os tipos de criadouros da doença, que possam servir de moradia para os ovos do mosquito Aedes os que causam o calazar. Assim, os focos podem ser eliminados com mais facilidade das residências e locais públicos, tornando a população mais saudável e consequentemente com uma melhor qualidade de vida.

Finalizada primeira etapa de limpeza do canal do Rio Grangeiro

As secretarias municipais de Serviços Públicos e Obras Públicas do Crato finalizaram na última segunda feira, 9 de março, a primeira etapa dos serviços de limpeza do canal do rio Grangeiro.

No total, foram retiradas 81carradas de lixo, areia, pedra, mato e lama.

Os serviços atendem solicitação dos moradores e comerciantes que vivem e comercializam nas margens do canal, e traz tranquilidade a todos, visto que, neste período chuvoso, o canal recebe grande volume de água, podendo transbordar e causar grandes prejuízos. 

A segunda etapa está prevista para ser iniciada nesta semana, dependendo somente das condições climáticas, pois no período chuvoso há o risco de acidentes.

Ainda repercute visita do Ministro Juca Ferreira ao Cariri

Na manhã de ontem, 10, 0 Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, esteve na Assembléia Legislativa do Ceará, juntamente com o secretário estadual de Cultura, Guilherme Sampaio, apresentando o Plano Estadual de Cultura.

O evento foi a culminância do processo que se iniciou com a visita do Ministro na segunda-feira, 9, ao Cariri, quando visitou as cidades de Nova Olinda e Crato.
A secretária de Cultura Dane de Jade acompanhou a ida do Ministro e do  secretário estadual de Cultura à Assembléia Legislativa e destacou a importância da vinda do Ministro ao Ceará e começando essa visita pelo Cariri.

“Acredito que a vinda do Ministro  Juca Ferreira ao Cariri é a demonstração da força da cultura regional, e do reconhecimento por parte  do Governo Federal que o Cariri tem um significado e uma importância vital na história do Ceará e do Brasil”, afirmou Dane de Jade, uma das articuladoras e organizadoras da presença do Ministro no Crato.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos foi importante a presença de Juca Ferreira no Crato. Para ele, importante também discutir com o Ministro as principais reivindicações da Região e do Crato, de forma específica, na área da cultura.

Em suas palavras durante evento na escola Violeta Arraes, o prefeito cratense destacou as dificuldades para se implementar políticas na cultura, mas disse que o importante é continuar a luta para que a cultura tenha cada vez mais destaque no cenário das políticas públicas dos governos.

........................................................................................................................................................................................................................................................................



Em Crato, secretária de Cultura entrega documento ao ministro apresentando reivindicações dos gestores de cultura do Cariri

A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, durante almoço no Hotel Pasárgada, com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira, prefeitos e secretários municipais de Cultura da Região do Cariri, entregou ao ministro  a “Carta do Cariri ao Ministro Juca Ferreira”.

A carta foi o resultado de uma série de encontros realizados e com a presença de secretários municipais de Cultura dos municípios caririenses.

Segundo a secretária Dane de Jade o documento visa dar uma visão geral, ao Ministério da Cultura, sobre as principais reivindicações da Região na área cultural.
A carta destaca pontos como a implantação no Cariri de um escritório regional do Ministério da Cultura, a implantação da Casa do Patrimônio Cariri, entre outros pontos relevantes.

No documento recebido por Juca Ferreira consta também o reconhecimento dos secretários municipais de algumas iniciativas do Governo Federal na Região do Cariri que fortalece a cultura regional, como a instalação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que implantou a Pró-Reitoria de Cultura, a criação e trabalho do Centro Cultural Banco do Nordeste, entre outras ações.

Leia a íntegra da Carta do Cariri ao Ministro Juca Ferreira:

CARTA DO CARIRI AO MINISTRO JUCA FERREIRA

A Região do Cariri cearense é amplamente reconhecida e referenciada como celeiro cultural, um território de múltiplas manifestações e diversidades, com grande potencial de desenvolvimento econômico materializado nas práticas cotidianas e nas expressões de caráter simbólico que agregam fortes traços identitários, absorvendo desde as manifestações tradicionais como a literatura de cordel, o côco, o repente e a cantoria de viola, o cabaçal, os folguedos e as folias de reis, mas também com grande influência nas atividades artísticas relacionadas ao teatro, cinema, dança contemporânea, música clássica, cultura de rua, entre outras.

Contudo, o Cariri guarda aspecto ainda mais peculiares vindos dos povos originários destas terras – os índios Kariris – e dos testemunhos geológicos. A Chapada do Araripe, além de guardar exuberante floresta – a Floresta Nacional do Araripe, é lugar onde a história da formação da Terra é contada de forma única em todo o mundo. Um “oásis” no sertão, o Cariri é um lugar onde, naturalmente, conviveram povos nativos, negros e europeus e – por conseguinte – guarda importantes elementos da formação do povo brasileiro, em especial do povo nordestino.

E não estamos falando tão somente do estado do Ceará, a influência da Chapada do Araripe e dos índios Kariris está presente também nos estados do Piauí, Pernambuco e Paraíba. O fato desta região ser equidistante de vários pontos do Nordeste o caracteriza como um ponto de confluência e circulação cultural e econômica.

O Cariri vive um momento único em sua história. A cultura, mais do que nunca, apresenta-se como um caminho possível para o desenvolvimento de nossa região. Atualmente, encontram-se instaladas, em nosso território, instituições de grande importância para o fomento da  Cultura, a saber: Universidade Federal do Cariri por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura, a Universidade Regional do Cariri, em especial, o  Geopark Araripe, o  Centro Cultural Banco do Nordeste,  a Escola Estadual Profissionalizante Violeta Arraes, com seu curso técnico de Gestão Cultural e o de Audiovisual, além das Secretarias Municipais de Cultura e inúmeros coletivos autônomos, sempre muito atuantes.

A presença destas instituições e suas respectivas práticas culturais contribuem, muito fortemente, para a preservação  deste ambiente cultural fértil, expressando uma conjuntura favorável para uma efetiva mudança regional por meio da Cultura. Neste ano, o Cariri também irá receber algumas ações importantes, tais como: Semana de Gestão e Políticas Culturais realizadas pelo  Itaú Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato, o Curso de Formação e Gestão Cultural da região do Cariri para gestores públicos e conselheiros municipais de cultura e o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.

Neste contexto, destacamos a instituição do Coletivo  Cariri por meio dos municípios que compõem este território, em torno de um projeto integrado de planejamento e na gestão as políticas culturais para a região. O engajamento deste coletivo  vislumbra o desenvolvimento de ações estratégicas que permitem uma articulação conjunta dos Sistemas Municipais de Cultura no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, pautando-se nas diretrizes das políticas federais e estaduais de Cultura.

Para tanto,  vimos solicitar a instituição do Pólo Cariri, garantindo-se a representação institucional por meio da implantação do Escritório Regional do Ministério da Cultura no Cariri – Minc Cariri, a implantação de uma Casa do Patrimônio Cariri que abrigará, também, um Escritório  Regional Técnico do Iphan, como forma de nortear o planejamento e a implementação de ações voltadas para essa rede tecida por sujeitos que protagonizam nas múltiplas dimensões deste território e integrando esforços para que possamos atuar junto à sociedade de maneira sintonizada.

Crato, 09 de março de 2015

Comungam desta carta:

Secretaria de Cultura do Crato
Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte
Secretaria de Cultura de Barbalha
Secretaria de Cultura de Santana do Cariri
Secretaria de Cultura de Brejo Santo
Secretaria de Cultura de Assaré
Secretaria de Cultura de Mauriti
Secretaria de Cultura de Jardim
Secretaria de Cultura de Saboeiro
Secretaria de Cultura de Nova Olinda
Secretaria de Cultura de Missão Velha
Secretaria de Cultura de Potengi
Secretaria de Cultura de Caririaçu
Secretaria de Cultura de Farias Brito
Secretaria de Cultura de Jati
Secretaria de Cultura de Aurora
Secretaria de Cultura de Porteiras
Universidade federal do Cariri, através de sua Pró-reitoria de Cultura
Universidade Regional do Cariri
Geopark Araripe
Centro Cultural Banco do Nordeste  do Cariri
Escola Estadual Violeta Arraes
Academia dos Cordelistas do Crato
Fundação Casa Grande
Fundação Araripe

........................................................................................................................................................................................................................................................................

Juca Ferreira é o segundo ministro baiano a visitar o Crato

O Crato teve a honra de receber na última segunda-feira, 9, a visita oficial do novo ministro da Cultura,  o sociólogo baiano de Salvador, João Luiz Silva Ferreira, mais conhecido como Juca Ferreira, que assumiu o Ministério da Cultura pela segunda vez. A primeira, no Governo Lula (2008/2010) e, agora, a segunda vez no segundo governo de Dilma Rousseff.

Ingressou na resistência ao regime militar, passou nove anos exilado no Chile, na Suécia e na França. Estudou  línguas latinas na Universidade da Suécia e de Ciências Sociais, na Universidade de Parias e Sorbone, na França, onde de formou.

Retornando ao Brasil foi assessor municipal da Fundação Cultural do Estado da Bahia, atuou na área ambiental e por isso foi Secretário Municipal do Meio Ambiente em Salvador (Bahia). Quando exercia o mandato de vereador, assumiu o cargo de secretário-executivo do Ministério da Cultura, a convite do então Ministro da Cultura e seu conterrâneo, Gilberto Gil.

Em 2008, assumiu o Ministério da Cultura a convite do então presidente Luís Inácio Lula da Silva. Foi também secretário municipal da Cultura de São Paulo e, em janeiro deste ano assumiu novamente o Ministério da Cultura.

O sociólogo e político Juca Ferreira é o segundo ministro baiano a visitar o Crato, tendo sido o primeiro Gilberto Gil, que realizou um show com a participação do Pequeno Coral do Crato, na Praça da Sé.

(Texto do jornalista e memorialista Huberto Cabral)


Relacionamento histórico entre Crato e o estado da Bahia

O relacionamento histórico do Crato e o estado da Bahia é dos mais antigos, com a grande influência dos baianos no tempo da colonização.

Na área eclesiástica, Dom Augusto Álvaro da Silva, Arcebispo Primaz do Brasil, sediado em Salvador, foi o primeiro cardeal a visitar o Crato no Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Francisco de Assis Pires, em abril de 1953. Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, primeiro bispo do Crato, foi sagrado Bispo na Basílica de Salvador. Dom Francisco de Assis Pires, baiano de Salvador, foi o segundo Bispo Diocesano do Crato de 1932 a 1959, e é patrono da avenida em Crato.

Dom Avelar Brandão Vilela, Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, sediado em Salvador manteve bom relacionamento  com a Diocese do Crato e teve como assessor padre José Edmilson Macedo, da Diocese do Crato.

Na área educacional, vários médicos cratenses se formaram pela Faculdade de medicina da Bahia, entre os quais a doutora Amélia Benebien Perouse, a segunda médica do Brasil.

Em Crato ,existe a escola de ensino fundamental e médio Estado da Bahia, pertencente a rede estadual de ensino.

O Instituto Social da Bahia – ISBA – da congregação das filhas do  Coração de
Maria já teve superiora e diretora religiosas do Crato.

O professor e comendador da Santa Sé José Newton Alves de Sousa, ex-vice-reitor da Universidade Regional do Cariri , foi professor nas universidades  católica e federal e presidente da Academia Mariana de Salvador.

Na área cultural, Rui Barbosa e Castro Alves são patronos de ruas em Crato. Os historiadores cratenses  Padre Antonio Gomes de Araújo, Irineu Pinheiro, J. de Figueiredo Filho, ex-presidentes do Instituto Cultural do Cariri, o médico Quixadá Felício e o advogado Raimundo de Oliveira Borges deixaram obras escritas sobre a relação entre Crato e a Bahia.

Na área artística, vários cantores baianos realizaram shows em Crato, dentre eles, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, bandas de forró e outros.

Na área agropecuária, vários criadores de gado e várias baianas participam, anualmente, da Expocrato – Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados.

(Texto do jornalista e memorialista Huberto Cabral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário